YELLOWSTONE
Embora não sejam muito conhecidos, os super vulcões podem causar um enorme estrago no mundo, começando pela completa extinção de vida na terra.
Assustador? Demais.
O super vulcão mais conhecido hoje é o Yellowstone. Ele fica na região de Montana, nos EUA. Recentemente cientistas descobriram que sua reserva de magma é tão grande que pode encher quase 14 vezes o Grand Canyon.
Yellowstone não é um vulcão escudo, como todos estão acostumados a ver. É uma cadeia de rochosa, todo o magma está abaixo da terra.
na foto, é toda a parte que o magma fica, na bandeira dos Estados Unidos.
Porém, o nível da sua erupção seria tão grande que é capaz de causar a inversão dos polos, inverno vulcânico (com a liberação de gases como dióxido de enxofre e ácido sulfúrico), com a ausência de luz, a agricultura seria impossível, então aconteceria o “efeito domino”, até a extinção total de vida.
Um ótimo exemplo que temos de como seria a possível erupção do Yellowstone é com o filme 2012. É claro que temos toda a cinematografia envolvida, mas claramente a cena da catástrofe seria bem parecida.
O Parque Nacional De Yellowstone é muito conhecido por seus geiseres e suas fontes termais, por conta da grande quantidade de magma contida abaixo da terra no local.
De acordo com a Universidade de Utah, o funcionamento do sistema do supervulcão segue três passos:
- 1 - A pluma mantélica – um fenômeno geológico que provoca a ascensão de uma massa considerável de magma vinda do manto inferior da Terra, que corresponde ao ponto quente ou “hotspot” – sobe ao longo de 708 quilômetros. A chaminé por onde esse magma passa deve ter 50 quilômetros de largura (um número muito menor do que o calculado anteriormente, embora não existam dados suficientes para o comprovar) e segue até ao manto superior a 64 quilômetros de profundidade.
- 2 - Vinda dessa pluma, a rocha em estado plástico sobe através de diques a 64 quilômetros de profundidade até ao fundo do reservatório descoberto no mesmo estudo. Esse tem quase 47 mil quilômetros cúbicos, começa a 45 quilômetros de profundidade e termina a 19 quilômetros da superfície.
- 3 - A câmara magmática, que já se conhecia, tem mais de 40,5 quilômetros cúbicos e tem um formato achatado com 64 quilômetros de comprimento e 40 de altura. Localiza-se a uma profundidade entre quatro e catorze quilômetros, logo abaixo do supervulcão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário