quarta-feira, 9 de março de 2016

Por que os vulcões são importantes na Terra?


Desde os início dos tempos no planeta, erupções continuas e frequentes criaram as condições para a existência de vida.

 


Sem os vulcões, não haveria atmosfera, nem água, a água inicial, chamada de água juvenil, vem dos vapores do vulcão, Milhares de vulcões ativos, há mais de quatro bilhões de anos, liberaram enormes volumes de água que formaram os primeiros oceanos. Existe todo um Ciclo de Água na Terra, incluindo chuvas e evaporações, mas ocorrem perdas de água na atmosfera através de vapor. Sem a constante adição de água juvenil promovida pelos vulcões, nosso planeta acabaria por secar ao longo do tempo geológico. Esta água também funciona como meio de transporte e solvente para materiais químicos.

 
 
 
(Yellowstone)

 

Além disso, o calor, os elementos químicos, o surgimento de uma atmosfera, proporcionados na atividade vulcânica, forneceram alguns elementos necessários para a surgimento da vida.

Abastecidas pelo Sol e por dióxido de carbono as plantas floresceram (o processo de fotossíntese). Os vulcões fertilizaram essas plantas espalhando cinzas, que é rica em nutrientes (fósforo, potássio e magnésio).

 

Até hoje, as terras vulcânicas ainda são algumas das mais férteis da Terra. Agricultores se arriscam a viver à sombra de um vulcão para produzirem colheitas fartas, o que explica por que áreas vulcânicas serem surpreendentemente populosas.

 
 (Pinatubo)

 

Os vulcões também ajudam a regular o clima global da Terra. Em contraste ao aquecimento global, explosões de grandes proporções, como a do Krakatoa ou do Pinatubo, resfriam o planeta por alguns anos. Elas liberam nuvens de cinzas e poeira que circulam na porção superior da atmosfera, bloqueando parte da energia do Sol.

 
(krakatoa)

 

Os “produtos” dos vulcões têm várias utilidades. Os vulcões movimentam diamantes e metais em direção à superfície em suas crateras e tubos. O Galeras, na Colômbia, cospe até ouro! (Não literalmente, claro, mas pode ser encontrado nos seus tubos vulcânicos). Países como a Islândia dependem de vulcões para o fornecimento de energia geotérmica (energia gerada do calor do manto).

 
(usina geotérmica na Islandia)
 

Os vulcões tornaram-se também uma importante fonte de observação científica, já que a maior profundidade alcançada, por meio de estudos, foi de apenas 11km e o raio da Terra é de 6370km.


Um comentário: