sexta-feira, 10 de junho de 2016

Vulcão Bulusan entra em erupção nas Filipinas

Um vulcão no leste das Filipinas lançou nesta sexta-feira (10/06) uma enorme coluna de cinzas e vapor de dois quilômetros de altura, informou o Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia.

O Monte Bulusan, na província de Sorsogon, teve uma erupção de cerca de 30 minutos e poderia ter outras, disse o diretor da entidade, Renato Solidum.

Monte Bulusan lança conzas nesta sexta-feira (10) nas Filipinas (Foto: PHILIPPINES INSTITUTE OF VOLCANO / AFP)






Solidum afirmou que não há moradores em um raio de dois quilômetros em volta do vulcão, mas recomendou aos habitantes das zonas próximas a saírem com máscaras protetoras ou permanecerem em casa, para evitar a inalação de cinzas.
Desde maio de 2015, o vulcão Bulusan entrou em erupção nove vezes.
O arquipélago filipino, onde há mais de 20 vulcões ativos, está situado no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, onde a colisão de placas tectônicas provoca com frequência tremores de terra e uma grande atividade vulcânica.
O Monte Bulusan ou vulcão Bulusan é um estratovulcão localizado na ilha de Luzon, nas Filipinas. Entrou em processo de erupção em junho de 2006, quando o governo local decretou estado de alerta na região e determinou a evacuação dos locais próximos ao vulcão. Tem 1565 m de altitude.[1]
Fica no sudeste da ilha Luzon, na Província de SorsogonRegião de Bícol. A sua cratera tem 300 m de diâmetro e numerosos fluxos de lava pelos lados. Há três crateras do lado sudoeste, e as mais baixas são lagos. As ilhas de Masbate e Ticao estão a sudoeste. O Bulusan entrou em erupção pelo menos 15 vezes desde 1886.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário