quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Monte Aso no Japão entra em erupção

O vulcão esta inativo desde 1980, o nível de alerta do  vulcão Aso, localizado no sudoeste do Japão, se encontrava nesta terça-feira (11) na categoria 3 em uma escala de 1 a 5, após entrar em erupção "explosiva".
O monte Aso começou a expelir fogo subitamente na manhã de sábado, uma erupção é considerada explosiva quando se vê acompanhada de explosão por acúmulo de gases e de abalos sísmicos, o que não significa que seja mais perigosa que as demais.
monte Aso é um dos vulcões na caldeira do supervulcão Aso, situado na parte central da ilha KyushuJapão.






sexta-feira, 15 de julho de 2016

VULCÕES NO DOMINGO ESPETACULAR (17/07)

Provavelmente a visita dentro do vulcão será no monte Thrihnukagigur na Islandia, é um vulcão adormecido perto de Reykjavík, foi descoberto em 1974 pelo explorador Árni B. Stefánssont , e foi aberto para o turismo em 2012. É o único vulcão do mundo que os visitantes podem pegar um elevador para dentro da câmara de magma . O magma que preenchia a câmara e acredita-se que foi escoado, deixando então a cratera vazia.


"No programa deste domingo (17), você vai embarcar em uma aventura pela terra dos vulcões. Álvaro Garnero visita uma ilha com dezenas de vulcões ativos e faz uma viagem ao centro da Terra.
 E ainda: os mitos e verdades sobre os alimentos perigosos: cogumelos, mandioca brava e até um peixe que pode ser mortal; e a nova chance de ser mãe para a mulher que perdeu a filha em um acidente que comoveu o Brasil. Não perca, no Domingo Espetacular, logo após o Hora do Faro."

fonte:
http://noticias.r7.com/domingo-espetacular/videos/domingo-espetacular-se-aventura-na-cratera-de-um-vulcao-adormecido-14072016


sexta-feira, 10 de junho de 2016

Vulcão Bulusan entra em erupção nas Filipinas

Um vulcão no leste das Filipinas lançou nesta sexta-feira (10/06) uma enorme coluna de cinzas e vapor de dois quilômetros de altura, informou o Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia.

O Monte Bulusan, na província de Sorsogon, teve uma erupção de cerca de 30 minutos e poderia ter outras, disse o diretor da entidade, Renato Solidum.

Monte Bulusan lança conzas nesta sexta-feira (10) nas Filipinas (Foto: PHILIPPINES INSTITUTE OF VOLCANO / AFP)






Solidum afirmou que não há moradores em um raio de dois quilômetros em volta do vulcão, mas recomendou aos habitantes das zonas próximas a saírem com máscaras protetoras ou permanecerem em casa, para evitar a inalação de cinzas.
Desde maio de 2015, o vulcão Bulusan entrou em erupção nove vezes.
O arquipélago filipino, onde há mais de 20 vulcões ativos, está situado no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, onde a colisão de placas tectônicas provoca com frequência tremores de terra e uma grande atividade vulcânica.
O Monte Bulusan ou vulcão Bulusan é um estratovulcão localizado na ilha de Luzon, nas Filipinas. Entrou em processo de erupção em junho de 2006, quando o governo local decretou estado de alerta na região e determinou a evacuação dos locais próximos ao vulcão. Tem 1565 m de altitude.[1]
Fica no sudeste da ilha Luzon, na Província de SorsogonRegião de Bícol. A sua cratera tem 300 m de diâmetro e numerosos fluxos de lava pelos lados. Há três crateras do lado sudoeste, e as mais baixas são lagos. As ilhas de Masbate e Ticao estão a sudoeste. O Bulusan entrou em erupção pelo menos 15 vezes desde 1886.
.

terça-feira, 7 de junho de 2016

Vulcão "zumbi" cresce debaixo da terra na Nova Zelândia


A Ilha Norte da Nova Zelândia é a casa da maior parte da população do país - e também da maioria dos seus vulcões. A área vulcânica de Taupo forma um V através do território, cheia de lagos quentes e gêiseres. A pequena Ilha Branca, a 50 km da costa, expele fumaça constantemente e é o vulcão mais ativo da região. A última erupção aconteceu em abril.
O fenômeno, que já foi identificado na Cordilheira dos Andes, foi chamado de "vulcão zumbi" pelo geofísico Matthew Pritchard, da Universidade Cornell, porque essas áreas mostram sinais de vida quando deveriam estar mortas.


 



País Nova Zelândia
LocalizaçãoOceania
Ponto culminanteRuapehu - 2 797 m
Área113 729  km²
Geografia humana
População3 328 700 (2010)
Densidade29,3 hab./km²

Para quem vive nessa geografia explosiva, a notícia de que tem magma se acumulando debaixo da terra pode parecer comum. Afinal, é assim que se forma uma erupção: o magma (feito de rocha derretida) se acumula em câmaras até que a pressão cresça o suficiente para que ele suba até a superfície e despeje lava pelos ares.
Só que câmaras de magma ficam, normalmente, embaixo de vulcões. Agora, cientistas neozelandeses descobriram espaços cheios de rocha derretida que fogem do caminho do V de Taupo e não tem relação com nenhum dos vulcões conhecidos.


Parque Tongariro
A descoberta da câmara misteriosa veio do espaço. Cientistas do GNS, o instituto neozelandês de estudos geológicos, usaram as informações de radar de um satélite da Agência Espacial Europeia para acompanhar o impacto da atividade vulcânica no nível do solo.
Na região de Taupo, estava tudo bem, mas eles notaram algo de estranho em um ponto a noroeste: o chão estava subindo. Os pesquisadores buscaram informações mais antigas e foram até 1950. Na época, o solo ficava 5 mm mais elevado por ano. No meio da década de 2000, a taxa aumentou para 12 mm por ano. Hoje em dia, a subida desacelerou um pouco, mas ainda está lá.
Os cientistas acreditam que a câmara esteja 10 km da superfície terrestre e calculam que ela carrega cerca de 9 milhões de metros cúbicos de magma - o equivalente a 3.600 piscinas olímpicas. A pressão da rocha líquida seria a responsável pela elevação do solo ao longo dos últimos 66 anos.
A descoberta não indica nenhuma erupção iminente, apenas que magma pode se acumular em lugares inesperados. Mas para quem já tem como vizinhos montanhas espumando e fumaça vulcânica no ar, o que é mais uma piscina subterrânea de pedra derretida?
falando em vulcões zumbi:
imagem do filme "Volcano Zombies" http://bailedosenxutos.com/machete-contra-zumbis/

domingo, 10 de abril de 2016

NOVO WHOPPER DO BURGUER KING® ESTREADO COM LAVA DE VULCÃO



Essa semana o Burguer King® resolveu inovar, fazendo a estreia do seu novo hambúrguer com chamas acesas com lava de vulcão!
A lava foi cuidadosamente pega por um explorador de vulcões chamado George Kourounis, que desceu até a cratera do vulcão Pacaya, na Guatemala e depositou a lava num dispositivo que conseguia manter o calor, até levarem a um restaurante Burguer King® em São Paulo, que acenderia as chamas com a lava para o lançamento do sanduíche!
confira só o Video:

saiba mais em: http://www.burgerking.com.br/menu-item/whopper-furiosa%C3%A7o